VI Semana Nacional de Museus 2008

Com o tema "Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento", foi realizada de 12 a 18 de maio a VI Semana Nacional de Museus. O tema, que foi elaborado no Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU) do IPHAN, foi apresentado e adotado pelos países participantes como lema orientador para as comemorações do Ano Ibero-americano de Museus, e aprovado também em âmbito internacional pelo Conselho Internacional de Museus ICOM para as comemorações do Dia Internacional dos Museus, naquele mesmo ano.
"O museu está passando por um processo de democratização, de ressignificação e de apropriação cultural. Já não se trata apenas de democratizar o acesso aos museus instituídos, mas sim de democratizar o próprio museu compreendido como tecnologia e ferramenta de trabalho adequada para uma relação nova, criativa e participativa com o passado, o presente e o futuro.!" (DEMU/IPHAN).
O evento contou com o apoio da Associação Brasileira de Museologia ABM, e com a participação de cerca de 450 instituições em mais de 1470 atividades em todas as regiões do país. 
Programa - capaprograma pg 14 WEB
Ao lado a capa do Livreto com a programação nacional da VI Semana Nacional de Museus 2008/IPHAN, e a página 14 com as atividades organizadas pelos museus do Pará que participaram do evento - Museu Paraense Emílio Goeldi, Museu da Universidade Federal do Pará, Museu de Arte de Belém, e o Museu do Marajó.
No alto da página 14 pode-se ver ainda parte na programação do Museu Kuahi dos Povos Indígenas do Oiapoque, em Macapá - AP.

Comentários