Oficina de confecção de instrumentos de percussão

Oficina realizada entre os dias 21 e 28 de maio de 2008, na marcenaria d'O Museu, em parceria com a Fundação Curro Velho e o Instituto Arraial do Pavulagem, e ministrada por Nego Rái - mestre de carimbó e artesão de Icoaraci (distrito de Belém), e Del Carvalho - percussionista e artesão de Belém.
A oficina contou com a participação de jovens e adultos de vários grupos musicais de Cachoeira do Arari - de carimbó, boi-bumbá e da Banda João Viana, e proporcionou a troca de informações e a interação entre os oficineiros do Curro Velho e os participantes dos grupos locais.

O interior do barracão onde está instalada a marcenaria do Museu. Ao centro, Nego Rai.

O projeto foi elaborado e coordenado por Ronaldo Silva - do Arraial do Pavulagem, na época trabalhando na Fundação Curro Velho - e teve por mote as 'caixas' quadradas com couro de cobra tradicionais nos grupos de Boi-bumbá em Cachoeira do Arari.
O projeto propôs a substituição do couro de cobra por couro de gado (caprino, bubalino e/ou bovino), e a decoração das 'caixas' e demais instrumentos com desenhos retirados do livro "Motivos Ornamentais da Cerâmica Marajoara", de Pe. Geovanni Gallo, fundador e ex-diretor do Museu do Marajó.

Abaixo, algumas fotos e um pequeno vídeo com outras imagens da Oficina.

O livro de Geovanni Gallo foi a fonte dos desenhos aplicados nos instrumentos.

Reco-recos de bambú, caixas quadradas e redondas, maracas, xeques, milheiros


Com os instrumentos prontos, o jeito foi tocar um carimbó, um boi-bumbá... com a participação de mestre Luís, instrutor das Oficinas de Folias do Museu.

Agora clique AQUI e veja o vídeo.

Fotos: Paulo P. de Carvalho/2008

Comentários